Mordomia cristã e os perigos da parcialidade!

o perigo da parcialidade na mordomia cristã

   De acordo com o site dicio.com.br parcialidade é a qualidade de quem toma partido quando está julgando a favor ou contra, aplicando sua preferência sem se importar com a justiça ou verdade.

   Exatamente por isso na mordomia cristã precisamos entender bem quando devemos ser parciais ou imparciais em nosso relacionamento com Deus.

  Todos os cristãos passam pelas mesmas preliminares, ouvem a mensagem do evangelho do reino e reconhecem a necessidade de enquadrarem sua vida aos ensinamentos de Jesus, tomam a decisão de se juntarem ao grupo chamado cristãos, que por sua vez são seguidores da doutrinas de Jesus Cristo. 

  Então, normalmente procuram uma igreja para frequentarem regularmente, principalmente aos domingos, são ensinados por seus líderes religiosos a cada encontro a abandonarem as obras más e a purificarem suas vidas para agradar a Deus, isso tem se repetido ao longo dos milhares de anos. 

  Este processo é conhecido como conversão, isso ocorre quando uma pessoa deixa de viver de forma devassa, guiada somente pelos desejos e impulsos carnais, e procura viver uma vida em santidade. 

  Bom, essa pessoa se converteu, mudou de direção, caminhava pela avenida do mundo, agora percorre a maratona da fé, um peregrino celestial, esperando servir a Deus e ser recompensado por ele recebendo o direito de habitar em seu reino.

O que é parcialidade segundo a bíblia

  De acordo com a bíblia, parcialidade na mordomia cristã é quando uma pessoa ignora os mandamentos de Deus e executa suas ações movido por sua própria visão. 

  Existem muitos exemplos sobre isso na bíblia sagrada, é uma tendência injusta para privilegiar a si mesmo ou outras pessoas. Deus é justo e trata todas as pessoas de maneira igual, de acordo com os princípios da mordomia cristã, precisamos agir da mesma maneira.

  Nos sabemos que nem tudo são flores, já diz o ditado popular brasileiro, a jornada de um peregrino cristão muitas vezes pode ser árdua e cheia de desafios, é muito importante ter consciência disso, muitas pessoas ingenuamente propõe em seu coração um caminho de facilidades e alegria, a vida de um cristão é com certeza uma vida de vitórias, mas á também momentos de dificuldades a serem superadas.

  O próprio Jesus passou por momentos angustiantes em sua vida, ao ponto de buscar um lugar para oração onde expressou seus sentimentos a Deus.

41Então Ele se afastou deles à distância de um tiro de pedra,ajoelhou-se e começou a orar: 42“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas!” 43Foi então que apareceu-lhe um anjo do céu que o encorajava. …
Lucas 22

  É exatamente em momentos como este que realizamos as escolhas mais importantes de nossa vida, onde decidimos ser parciais ou imparciais em nosso serviço a Deus. 

  Jesus veio com uma missão designada, ele deveria anunciar a mensagem do pai ajudando a humanidade a compreender a vontade de Deus, uma segunda parte de sua missão também era morrer como cordeiro pascoal.

  Vemos que Jesus enfrentou muitos desafios ao realizar a primeira parte de missão quando estava aplicando seus ensinamentos, nesta fase vemos que Jesus não agiu com parcialidade, antes á executou com imparcialidade, anunciando o evangelho pela Judéia. 

  Na segunda fase de sua missão vemos que Jesus estava apreensivo, nesta fase ele deveria beber o cálice que  Deus havia preparado para ele, a morte no madeiro, vemos em sua oração que se houve-se uma outra forma ele se sentiria mais confortável, ele deixa claro no versículo dois que sua vontade era que aquele cálice fosse afastado dele mas que também estava disposto não cumprir sua vontade mas a vontade de Deus quando ele diz ; “entretanto, não seja feita a minha vontade,mas o que Tu desejas!”.

  Jesus foi para o madeiro, preferiu cumprir a vontade de Deus mesmo quando parecia aos olhos humanos que não havia vantagem alguma nisso. 

   Isso é ser imparcial em nosso serviço a Deus, quando somos parciais estamos negando a justiça e a verdade, buscando nossa preferência.

  Servir a Deus com parcialidade é servi-lo de forma fracionada, apenas naquilo que é de nossa preferência, esse com certeza não é o exemplo que Jesus nos deixou, servir a Deus com parcialidade é perigoso para nossa vida espiritual, a bíblia é repleta de exemplos disso. 

   Um caso que retrata bem isso é a história de Saul o primeiro rei de Israel, Saul foi escolhido por Deus por suas muitas qualidades, chegou ao cargo mais alto da nação, mas com o passar do tempo começou a agir de forma parcial, executando somente metade do que Deus havia ordenado e foi rejeitado por Deus como rei e teve um fim terrível, te aconselho a conferir a história de Saul completa para entender melhor.

  As promessas e bênçãos de Deus são infinitas em todos os sentidos, mas a única forma de sermos vitoriosos e honrados por Deus como foi Jesus é através da completa submissão a sua vontade.

  Exatamente por isso, é muito importante conhecer melhor a bíblia, e assim não cometer o mesmo erro de Saul, que executando somente uma parte do que Deus havia ordenado ele ficaria satisfeito.

  Muitas pessoas pensam que estudar a bíblia e fazer cursos é somente para pastores e obreiros, pelo contrário, qualquer pessoa que tem interesse de servir a Deus com justiça e verdade vai precisar conhece-la de forma profunda.

  Frequentar um templo onde são realizados cultos de adoração a Deus é importante mas não é o suficiente para garantir ao cristão uma vida bem sucedida diante de Deus, um cristão bem sucedido é experimentado na palavra de Deus.

Mordomia cristã

  Mordomia cristã é a ligação direta com as responsabilidades da igreja como representantes e administradores das coisas relacionadas ao reino de Deus. A igreja cristã recebeu de acordo com a bíblia a responsabilidade de administrar as coisas físicas e espirituais do reino de Deus, operando como representantes do reino de Deus.

  Todo cristão é um mordomo, um servo de Deus.

Artigos Relacionados

Pastor Luis Alberto

Rolar para cima