Daniel no cova dos leões

Daniel na cova dos leões

  A história de Daniel na cova dos leões deu-se durante o império de Dario . 

  Este para otimizar a administração do reino tomou a decisão de nomear administradores em todo o reino.

  Nomeou 120 (cento e vinte) pessoas escolhidas por ele para que administrassem o império de modo estratégico. Colocou ainda outras 3 (três) pessoas responsáveis para supervisionar os administradores, um deles era Daniel.

  Assim como no reinado de Nabucodonosor, Daniel se destacou como supervisor. O trabalho prestado por ele era tão eficiente que agradava ao rei. Este já pensava em coloca-lo a frente de todos os lideres no seu governo.

  A conduta de Daniel era perfeita diante do rei e diante de seu Deus, a quem servia continuamente.

  Seus companheiros de governo procuravam algum meio para que pudessem acusa-lo de alguma coisa mas nada conseguiam.

  A intenção era prejudica-lo, aponta-lo como um traidor, arruinando sua imagem com o rei e derruba-lo de sua posição no reino. A bíblia aponta o sucesso de Daniel como sendo resultado de sua fidelidade a Deus.

  Após muitas tentativas sem sucesso, então deliberaram que o único meio de acusa-lo era em algo que estive-se relacionado a fé que ele tinha em seu Deus. O qual servia dia e noite atribuindo suas habilidades como sendo um presente de Deus.

  Eles sabiam que Daniel nunca transgrediria a lei de seu Deus. Ele estava acima de qualquer coisa em sua vida, acima até mesmo que sua própria vida. Há anos a rotina da vida de Daniel era observada. E não houve um único dia em que ele deixou de orar e realizar suas petições a Deus.

  Armaram então uma cilada com o objetivo de o acusarem de traição.Foram até o rei e fizeram-no assinar um decreto com algumas proibições.

  • Ninguém deveria orar a algum Deus;
  • Ninguém deveria realizar uma petição a qualquer homem;

  Qualquer pessoa que descumpri-se o decreto assinado e selado pelo anel do rei seria considerado um traidor. A penalidade seria aplicada com severidade, tais pessoas deveriam ser lançados na cova de leões na mesma hora.

O decreto do rei Dario

  O decreto de fato foi assinado e selado com o anel real. E de acordo com as leis dos medos e persas, um documento selado pelo anel do rei era irrevogável e nunca poderia ser alterado.

  Ao ficar sabendo desse acontecimento Daniel foi para a sua casa e entrou no seu quarto. Abriu as janelas e orou ajoelhado ao seu Deus como costumava fazer. 

  Os administradores espionaram Daniel, pois orava todos os dias 3 (três) vezes ao dia. Quando o avistaram orando como de costume foram até a presença do rei relatar que havia um traidor no reino.

Disseram;Olha,achamos um homem no reino que descumpriu o seu decreto oh rei Dario.

Daniel é jogado na cova dos leões

  Assim que ficou sabendo sobre a situação o rei ficou muito entristecido e decidiu livrar a Daniel.

   O rei exitou durante todo o dia em ordenar que ele fosse lançado na cova dos leões. Pois queria salvar a vida de Daniel, para que este não fosse jogado na cova dos leões, pois sabia que era inocente.

  Os administradores insistiam com ele dizendo: Lemba-se que a lei foi selada com o anel real e por isso não pode ser revogada.

  Não podendo mais exitar pois o dia já estava terminando foi então ordenado que fosse de fato jogado dentro da cova dos leões.

  E o rei disse a Daniel:”Que o seu Deus a quem você continuamente serve, o livre!” – disse o rei com pesar, pois sabia que Daniel era inocente.

  Foi colocada uma pedra sobre a cova e a mesma foi selada com o anel do rei.

   O rei voltou ao palácio mas naquela noite não conseguiu comer e dormir pensando em Daniel.

  No dia seguinte levantou-se ainda bem cedo, ao nascer do sol e correu rapidamente até a cova dos leões onde Daniel havia sido jogado.

   Antes mesmo de chegar gritou em alta voz:

“– Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?


 Daniel cp 6:20

Deus fecha a boca dos leões

  Daniel respondeu ao rei:

Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.


Daniel Cp 6:21,22

  Para todos o mais provável era que Daniel tinha sido despedaçado pelos leões. Mas um milagre aconteceu para a surpresa de todos, Deus fechou a boca dos leões e livrou seu servo porque era inocente.


Os acusadores são lançados na cova

  Ao ouvir a voz de Daniel o rei ficou muito feliz, e ordenou para que o retirassem da cova imediatamente. Também ordenou que as pessoas que acusaram a Daniel fossem lançados na mesma cova, eles, suas mulheres e seus filhos. E de acordo com o relato bíblico antes que chegassem ao fundo da cova foram despedaçados pelos leões.


A nova ordem do rei Dario

  Após o evento Dario escreveu uma novo decreto e enviou para todo seu grande império dizendo:

Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. 


Daniel cp 6: 27

  A confiança de Daniel estava no Deus que tem em suas mãos a caneta que escreve a história, e ele não comete erros. A confiança de Daniel era tal que livrando-o Deus ou não o mais importante para ele era glorificar a Deus com sua vida.

  Em todos os seus dias não houve um momento em que alguém pude-se questiona-lo sobre sua fidelidade ao seu Deus.

Pastor Luis Alberto.

Rolar para cima