História de Saul na bíblia

   A história de Saul na bíblia se inicia quando este estava procurando as jumentas de seu pai Quis, neste tempo foi anunciado pelo profeta Samuel que Saul seria rei em Israel. 

   Sua história é marcada por ascensão e termina de maneira muito trágica porque deixou de confiar em Deus.

   De acordo com a bíblia e a cultura judaica Saul foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel, com isso se dava início ao sistema monárquico em Israel, tudo isso porque os israelitas começaram a observar as nações ao seu redor, e todas tinham um rei, alguém que os governava e ditava as leis, movidos por este sentimento foram até o profeta Samuel e pediram um rei. 

   Até esse momento da história dos israelitas prevalecia a liderança de juízes, um domínio teocrático, onde Deus de acordo com a necessidade do momento capacitava alguém para liderar o povo e livra-los dos inimigos. 

 

Saul o primeiro rei de Israel

 

   Segundo a bíblia sagrada, livro sagrado para os cristão  Saul era um homem muito belo, de maneira que em todo o reino de Israel não havia um homem mais bonito que ele, o pai de Saul se chamava Quis, filho de Abiel, Saul era da tribo de benjamim, dentre suas características vemos que era um homem simples e humilde. 

   Quando Saul estava em busca das jumentas perdidas de seu pai mesmo depois de as ter procurado por diversos lugares, ele e seu moço tomaram a decisão de irem até o homem de Deus, o profeta Samuel, nesta ocasião foi honrado mais que todos os homens presentes, e foi-lhe anunciado por Samuel que ele seria o líder em Israel. 

   Saul age com humildade demostrando que sua família era pequena e tais palavras não eram apropriadas para sua situação atual.

   Saul foi ungido como rei pelo profeta Samuel que segundo a tradição derrama um vaso de azeite sobre a sua cabeça e lhe faz uma serie de anunciações, entre elas que ele seria cheio do Espirito de Deus e se tornaria em um novo homem, logo após este evento Saul é escolhido e recebe o direito do reino, aquele que era da menor tribo e da menor família da tribo de benjamim se torna rei de Israel. 

   Os primeiros momentos de Saul como rei realmente foram satisfatórios, liderava e julgava cumprindo os princípios estabelecidos por Deus.

 

Saul oferece sacrifícios e é rejeitado por Deus

   De homem humilde e submisso ao seu Deus Saul se torna cheio de si mesmo e desobediente e é rejeitado por Deus. 

   Em seu primeiro encontro com Samuel este lhe disse que quando desce-se a Gilgal deveria esperar por sete dias até que ele chegasse para oferecer sacrifícios e holocaustos ao senhor, mas Saul agindo com medo do povo ofereceu ele mesmo sacrifícios a Deus o que não lhe era permitido, isso era tarefa para os sacerdotes, somente eles deveriam oferecer tais sacrifícios sobre o altar. 

   Esta atitude foi completamente reprovada por Deus o o profeta Samuel, e resultou na rejeição ao rei e desde este momento o profeta anunciou que o senhor estaria a procura de um novo rei. Confira as palavras do profeta a Saul:

Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel.
Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor”.

1 Samuel 13:13,141

   Em uma outra situação Saul recebe de Deus a missão de exterminar os amalequitas, povo que agiu com hostilidade com Israel no passado, mas uma vez o rei Saul age com parcialidade ao executar a vontade de Deus, sua missão se constituía em destruí-los por completo, Saul e o povo pouparam o rei Agague e o melhor do rebanho alegando que iriam oferecer como sacrifício a Deus, essa atitude não foi aceita por Deus e o profeta. Veja as palavras do profeta:

E Samuel disse: “Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel
e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’.
Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? “
Disse Saul: “Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas.
Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal”.
Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

1 Samuel 15:17-22

   Saul foi repreendido por Samuel e logo após Deus envia Samuel para ungir Davi  filho de Jessé da tribo de judá como o novo rei de Israel, Saul passa a ser atormentado por um espírito maligno e só consegui se sentir aliviado quando ouvia os louvores entoados por Davi através de sua harpa de músicas.

   Algum tempo depois a situação de Saul piora ainda mais, tentou diversas vezes matar Davi mas não teve êxito, morreu cometendo suicídio para não morrer nas mãos dos inimigos.

   Para os cristão (evangélicos) a história de Saul é um exemplo clássico de que é preciso dar ouvido a voz de Deus e obedecer os ensinamentos de Jesus Cristo (Messias) para garantir as bençãos sobre suas vidas.

Pastor Luis Alberto.

Rolar para cima